sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A escolha do tema

Este blog foi criado com objetivo de extroverter o trabalho de conclusão de curso "Livro de Arquivo: as publicações da Fundação Casa de Rui Barbosa". O TCC é de autoria da aluna Livia Azevedo Lima, com orientação de Maria Cristina de Almeida do curso de graduação em Comunicação Social, habilitação Produção Editorial em Multimeios da Universidade Anhembi Morombi.
O ideia original para este projeto de pesquisa surgiu a partir do exemplo da Fundación Espigas, instituição arquivística argentina que possui uma linha editorial sobre arte. A aluna sempre se interessou pela produção editorial alternativa ao mercado comercial, o que motivou pesquisa de iniciação científica sobre o coletivo de arte Dulcinéia Catadora que produz livros de papelão. Em 2008, iniciou estágio no Instituto de Arte Contemporânea, que guarda arquivos pessoais dos artistas plásticos Sergio Camargo e Willys de Castro e começou a estudar teoria arquivística para compreender o seu trabalho cotidiano. Para a monografia, buscou um tema que pudesse reunir todas essas áreas e que, servisse como ponto de partida para sua pesquisa de mestrado.
Era preciso, portanto, um tema que reunisse: o trabalho do editor de texto (seu maior interesse ao longo da graduação), o trabalho do arquivista (que exercia como estagiária) e a cultura (seu interesse primeiro). Assim, a princípio foi apresentado um pré-projeto de estudo de caso sobre as publicações da Fundación Espigas, mas posteriormente, identificou-se a possibilidade de estudar a Fundação Casa de Rui Barbosa, instituição brasileira situada no Rio de Janeiro.
Encontrar a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) foi o que o projeto precisava para amadurecer e reconhecer seus verdadeiros objetivos: entender como se dá a produção editorial vinculada a uma instituição arquivística que guarda arquivos pessoais, e, especificamente: discutir o conceito de arquivos pessoais, contrapor a função do arquivista com a função do editor e descrever o processo de produção editorial na Fundação Casa de Rui Barbosa.
OSlide 4 Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da FCRB foi inicialmente escolhido como recorte, para análise pontual de publicações a ele relacionadas. Posteriormente, no entanto, foi possível perceber a importância ímpar do arquivo do titular Rui Barbosa para existência desta instituição e para sua atividade editorial.

Um comentário: